Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Encontro de Casais com CristoO Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental.

Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.


Para maiores informações sobre o ECC acesse o site nacional: http://www.ecc.conselhonacional.com.br.

Encontro de Jovens com Cristo (EJC)

Encontro de Jovens com CristoOBJETIVO

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) tem por objetivos:

  • acolher o jovem para o seio da família
  • encaminhá-lo a uma vida cristã
  • engajá-lo na comunidade e em pastorais
  • trabalhar sua espiritualidade, para que possa contribuir com a Igreja e com a comunidade na qual está inserido
  • levá-lo a atuar na vida social, na política etc.
  • oferecer-lhe a oportunidade de escolher o que deseja seguir, onde e como atuar

O EJC deve despertar no jovem um compromisso com a Pastoral da Juventude do Brasil (PJB).

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado com o objetivo de reestruturar a família e trazê-la para a Igreja. À partir desse Encontro, foi criado o EJC, com o objetivo de resgatar o jovem; trazer o jovem para mais perto da Igreja e da família.  Mas acima de tudo, o objetivo do EJC é engajar o jovem na comunidade.

SENTIDO DO EJC

O EJC foi criado pelo Padre Alfonso Pastore. Primeiro ele criou o ECC e posteriormente, o EJC – que é filho do ECC, por isso, os casais unem-se com os jovens na coordenação do Encontro, que acontece apenas nas paróquias onde há o ECC.

Equipe do site Porta de Assis

Equipe do SiteA Equipe do Site tem por objetivo evangelizar, informar e formar pessoas através desta ferramenta tão importante e primordial nos dias de hoje que é a internet. Desta forma, visamos levar a Palavra de Deus a todos, de uma maneira acessível e precisa, fazendo com que mais pessoas se alimentem espiritualmente, aumentando sua fé e amor a Deus. Nosso site é diariamente atualizado com informações atuais relacionadas à Igreja, mensagens do Papa e tudo mais que se refere à Doutrina Católica Cristã.

Quer fazer parte de nossa equipe? Fale Conosco

Lanche do Hospital São Lucas

Jesus visitando menina enfermaO lanche servido no Hospital São Lucas é um momento único de grande felicidade. Encontramos lá pessoas com diversas carências afetivas, espirituais e materiais, e percebemos no olhar de cada um a importância da Palavra de Deus como alento para as pessoas. Sabemos que o lanche oferecido é, muitas vezes,  a única refeição daquelas pessoas.

Ao retonarmos de cada caminhada nos sentimos restaurados na certeza de que nestes encontros ganhamos muito mais do que fomos levar.

Movimento Apostolado de Oração

equipe-apostolado-da-oracaoO Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção; e assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

Para ser membro do Apostolado da Oração, a condição fundamental é o amor. Amor que é  o próprio Espírito de Cristo atuando através de nós.

Programa para a vida espiritual: oferecimento do Dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico); vida eucarística intensa com participação ativa na Liturgia; devoção intensa ao Espírito Santo; devoção ao Sagrado Coração de Jesus; devoção especial a Maria Santíssima; e oração perseverante.

Movimento dos Círculos Bíblicos

Movimento dos Círculos Bíblicos“Devemos aprofundar nosso conhecimento de Jesus ouvindo a Palavra do Senhor e lendo as páginas dos Evangelhos. Tente descobrir onde Ele está e você conseguirá recolher detalhes indicativos que lhe dirão onde Ele vive”. (João Paulo II)

O círculo bíblico é  um programa com um alto retorno de participação ativa na vida comunitária sem qualquer necessidade de investimento financeiro.

Os grupos de estudo podem ser compostos de diferentes formas, correspondendo aos interesses e necessidades das pessoas. Podem ser constituídos por vizinhos, conhecidos ou amigos, por novos membros, por jovens, homens, mulheres ou casais, por pessoas despertadas através de outros trabalhos de formação ou missão, por evangelizações e assim por diante. Além disso, estes grupos assumir tarefas específicas dentro das comunidades, como por exemplo, a codireção em cultos, a oração por motivos determinados, o engajamento em festas e promoções, em programações diaconais e retiros.

Movimento dos Vicentinos

 Sociedade de São Vicente de PauloOs Vicentinos são assim chamados porque são membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que é um movimento católico e internacional, fundado na França, em 1833. Inspirada no pensamento de São Vicente de Paulo, a SSVP prega a justiça e a caridade.

Os Vicentinos se empenham em aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade humana, não se limitando apenas em minimizar a miséria, mas buscando maneiras de remediar as situações que a geram. Independente de raça, cor, nacionalidade ou religião, os Vicentinos trabalham em contato direto com pessoas que necessitam de ajuda.

Ser Vicentino é fazer o “link” entre quem doa e quem recebe a doação. Assim, todos podem participar, basta o desejo de viver a fé no amor e no serviço aos irmãos, para transformar a fé (oração) em ação (caridade), utilizando-se da esperança.

Na Paróquia São Francisco de Assis está sendo criada a 1ª Conferência da SSVP, que será chamada Conferência Santa Clara.

As reuniões acontecerão na Com. Bom Pastor, às quintas-feiras, às 19:30H. Venha nos conhecer!

Envie e-mail para equipedosite@portadeassis.com.br

“Porque tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber” (Mt 25, 42)

Movimento Legião de Maria (Legionárias)

Legião de MariaA Legião de Maria é  uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob a poderosa chefia de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, (formosa como a lua, brilhante como o sol e, para Satanás e seus adeptos, terrível como um exército em ordem de batalha), se constituíram em Legião para servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja  contra o mundo e as potências do mal.

A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo.

O espírito da Legião  é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários se esforçarão, de modo particular, por adquirir a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a aplicação contínua à oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, a sua fé, virtude que só ela praticou no mais alto grau, jamais igualado. Inspirada nesta fé e neste amor de Maria, a Legião lança-se a toda a tarefa, seja ela qual for, “sem alegar impossibilidades, porque julga que tudo lhe é possível e permitido”

(Texto extraído do Manual da Legião. Capítulo 3, página 12)

Movimento Mãe Peregrina

Mãe PeregrinaVenha conhecer a peregrinação que Nossa Senhora faz em nossas casas, aqui da Paróquia São Francisco de Assis.

Coloque a sua casa neste circuito de visitação! A Mãe de Deus vai de casa em casa, levando seu Filho nos braços, para que haja união harmonia e paz em nossas famílias. Todos os meses, ela permanece 24 horas com a família, tornando nossos lares Santuários Vivos.

“Levem a Imagem da Mãe de Deus e dêem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais as graças se manifestarão, formando santos membros da família.” Padre José Kentenich.

“Nos cum prole pia, benedicat virgo Maria!”
(Com vosso divino Filho, abençoai-nos Virgem Maria!)

Movimento Oficina de Oração e Vida

Movimento Oficina de Oração e VidaA oficina é um serviço para aprender e aprofundar a arte de orar.

Tal aprendizado possui caráter experimental, ou seja, como em uma oficina é orando que se aprende a orar. Tudo acontece através de complexo entrelaçamento de meditação sobre a Palavra, oração intensiva, reflexão comunitária e exercícios de silêncio, propiciando ao oficinista superar passo a passo o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas. O resultado é a superação de complexos e traumas, controle dos nervos, estabilidade emocional e alegria e viver.

As oficinas colaboram não só com a Igreja, mas também com a pátria (sociedade), porque contribui para a unidade e fortalecimento do indivíduo e da família, constituindo-se pelas dimensões evangélica e humanitária.

O inspirador e organizador das Oficinas de Oração e Vida é Frei Ignácio Larranãga, pertencente à ordem religiosa dos capuchinhos.

Movimento Renovação Carismática Católica

Renovação Carismática CatólicaA Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento católico que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Ele é voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de evangelização e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos.

Na RCC – e na Igreja Católica como um todo – todos são chamados a romper com o pecado e viver a santidade de Cristo por meio do Espírito Santo, que segundo eles concede ao homem a plena realização e resgata a sua imagem e semelhança com o Criador de todas as coisas.

Como para todo católico, o bem maior que a RCC e a Igreja possuem é a Eucaristia que é a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. No movimento é também presente a devoção à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus, proclamando a Virgem como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio, já que ela viveu uma vida santa e que serve de modelo a ser seguido pelos cristãos para atingir a Salvação por Cristo.

As reuniões da RCC, comumente chamadas de Grupo de Oração, acontecem semanalmente e são momentos contidos de louvor, adoração e cura, ministradas por meio de músicas, pregações e orações.

Grupos de Oração

Movimento Sacerdotal Mariano

Movimento Sacerdotal Mariano

“Vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima Esposa”.

Em Maio de 1972, o Padre Stéfano Gobbi, de Milão (Itália) fazia uma peregrinação em Fátima quando teve uma grande inspiração: rezar pelos padres e formar com eles um grupo de oração consagrado ao Imaculado Coração de Maria.

A partir de Julho de 1973, Maria passa a transmitir-lhe mensagens por locução interior. E assim nasceu o “Movimento Sacerdotal Mariano”, que se espalhou pelo mundo inteiro, com uma enorme quantidade de membros: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos.

Nas mensagens, dirigidas especialmente aos sacerdotes, Maria convida toda a humanidade a consagração ao seu Coração Imaculado, por meio da conversão, do amor, da oração e da penitência, e anuncia a purificação da Igreja e do mundo e a Segunda vinda de Jesus.

O Movimento Sacerdotal Mariano é constituído por Religiosos e fiéis que se empenham por viver uma vida de consagração ao Coração Imaculado de Maria, na serena comunhão com os seus Padres e Bispos. Eles não são unidos por um vínculo jurídico e podem agir livremente nas associações eclesiais a que pertencem. Como aderente ao Movimento Mariano, empenham-se numa experiência de vida totalmente confiada a Nossa Senhora, para que sejam por Ela ajudados a permanecer fiéis à própria consagração batismal e a tornarem-se testemunhas de comunhão e de unidade num esforço constante de conversão, por meio da oração e da penitência.

Nossa Senhora fez quatro promessas às famílias· que fizerem o Cenáculo:

  • Abençoará o casal e cimentará o seu amor mútuo, defendendo-os contra as chagas do divórcio, da separação e da infidelidade;
  • Salvação das almas dos filhos, defendendo-os de todos os perigos de se perderem;
  • Cuidará de todas as suas necessidades materiais e espirituais, pois Nossa Senhora é nossa Mãe, pensa em tudo;
  • Durante o período do castigo promete proteger a família com o Seu manto, contra todos os males.