Artigos

Nossos planos e a vontade de Deus

Fazer planos é próprio do ser humano. Simples como decidir o que vestir em ocasiões especiais ou complexos, como escolher os rumos profissionais, os planos estão presentes no cotidiano e determinam o ritmo da vida: acelerado, tranquilo, audacioso, seguro ou estagnado. Os planos são necessários, pois funcionam como motor que faz funcionar a engrenagem que faz o homem seguir adiante. Jesus, entretanto, quando ensinou como rezar, incluiu uma importante oração, cujo sujeito é o próprio Pai: “Seja feita a Tua vontade, assim na terra, como no céu” (Mt, 6). Ao elaborar os próprios planos e traçar suas metas e objetivos, portanto, o temente a Deus não deve ignorar a amplitude dos planos de Deus para seus filhos. A visão humana é limitada; consegue-se enxergar apenas o que está logo adiante. Mas, Deus vê além e, se o cristão reza como Jesus ensinou, dá a Ele a permissão de utilizar, modificar, adaptar ou transformar o planejamento anteriormente elaborado. Deus acolhe os planos de seus filhos, mas, como vê além, realiza a vontade Dele, atendendo, assim, a oração outrora realizada: ”Seja feita a Tua vontade”. Reconhecer que Deus realiza Sua vontade na vida de seus filhos não impede que estes façam seus próprios planos, afinal, até os pássaros planejam e constróem seus ninhos à espera dos ovinhos que estão para chegar. José e Maria possivelmente construíram planos para a união matrimonial prestes a acontecer: expectativas, festa, convidados, móveis, custos, filhos, tantos planos quantos sonhos voltados para um futuro desejado e sonhado. Deus, contudo, tinha outros planos para aquele casal. Ao aceitar livremente que a vontade de Deus se realizasse eles não somente alcançaram seus planos como também permitiram que o milagre de Deus acontecesse por meio de suas vidas. José e Maria tinham toda a liberdade de dizer não à vontade de Deus, eles poderiam ter realizado a que anteriormente tinham planejado. Com certeza, Deus não os castigaria por isso. Mas, lançar-se nos braços de Deus e o reconhecê-lo como verdadeiro Senhor de nossas vidas, faz com que nossa alma clame “Senhor, seja feita a Tua vontade”. Foi assim que José e Maria fizeram. Foi assim que alcançaram a verdadeira felicidade. Que a letra da música: “Ele quer te fazer feliz; tem muitos planos e sonhos pra ti; basta confiar e saber esperar e Ele agirá” cause o efeito de acalmear as inquietudes do coração e permita que cada coração esteja preparado para o nascimento do Menino Deus. E que Jesus, da mesma forma que transformou os planos de José e Maria, possa alcançar, à luz da vontade do Pai, cada plano, sonho e esperança neste Natal, renovando a fé e consolidando em cada coração a certeza de que a vontade de Deus é sempre a felicidade de seus filhos. Renata M. B. Torres Membro da Equipe do Site

COMENTÁRIOS


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Fornecido por CComment

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito