Artigos

Batismo em nome da Vida

O batismo é o primeiro dos sacramentos da iniciação cristã, sendo fundamental para a vida plena em Cristo Jesus. Através dele, o próprio Senhor nos mergulha numa nova vida: uma vida em que somos membros do corpo místico da Igreja, do qual Ele é a cabeça. O rito do batismo, primordialmente administrado por João Batista, pela agua, sinalizava penitência e mudança de vida. Jesus plenifica esse ato a fim de dar-lhe um sentido eterno a toda humanidade, batizando-nos na agua e no espirito. A agua purifica e o espírito plenifica, criando laços eternos de filiação com o Pai, que “desde o útero vem nos formando para sermos seus servos”. Somos batizados em nome do Pai, que nos ama desde sempre e aguarda nossa resposta de fé, para mergulharmos por completo na graça de seu projeto. Nosso Pai que, nos tempos de Noé, salvou a poucos através da agua. “Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo.” (1Pd 3,21). Hoje também Ele nos quer salvar do dilúvio do pecado, que assola o mundo. Somos batizados em nome do Filho, que através de seu exemplo no rio Jordão, nos convida a conversão e a participarmos de sua vida, cruz e ressureição, sacramentando assim o rito temporário de João Batista. No batismo, nos revestimos de Cristo para nos tornarmos um só Nele, e também herdeiros do Pai. (Gl.3, 27-29). Somos batizados em nome do Espírito, presente sobre a cabeça de Jesus no Jordão e presente em nossas vidas. O espírito nos une num só corpo do qual Cristo é a cabeça. Habita em nós em estado de graça, nos fazendo templo de Deus. Jesus disse: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20). Assim, o batismo trinitário nos envolve por completo do amor de Deus valoriza o homem diante de toda a Criação, ensina-nos a comunhão com Deus e com os irmãos, abrindo para todos as portas da salvação. Daniel do Carmo - membro da Paróquia São Francisco de Assis

COMENTÁRIOS


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Fornecido por CComment

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito