Outros

Devocionário com orações, terços e ladainhas diversas

Devocionário - Antes e depois da Comunhão

Antes e depois da Comunhão

Orações para antes e depois da Comunhão.

 

A SAGRADA COMUNHÃO
Instituição do Santíssimo
Sacramento da Eucaristia

 

Jesus tomou o pão em suas santíssimas e venerandas mãos e, levantando os olhos ao céu para Deus, seu Pai Onipotente, deu-Lhe graças, benzeu o pão, partiu-o, e deu-o aos seus discípulos dizendo:

Tomai e comei; isto é o meu Corpo”.

Do mesmo modo tomou o cálice, no qual havia vinho, tornou a dar graças, benzeu-o e apresentou-o aos seus discípulos dizendo:

Tomai e bebei dele todos: este é o meu Sangue que será derramado por vós. Fazei isto em memória de mim” (Os Santos Evangelhos)

 

SERMÃO DE JESUS CRISTO
Sobre a Sagrada Comunhão

Eu sou o pão vivo que desci do céu; o que comer deste pão, viverá eternamente. O pão que eu hei de dar, é a minha Carne para ser a vida do mundo. Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a vida em vós. O que come a minha Carne e bebe o meu Sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha Carne e bebe o meu Sangue, fica em mim e eu nele. Assim como eu vivo pelo Pai, assim também o que me come a mim, viverá por mim. (Santo Evangelho de S. João Cap. 6)

 

PALAVRAS DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Sobre a preparação à Sagrada Comunhão

O cálice da bênção que benzemos, não é porventura a comunhão do Sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é porventura a comunhão do Corpo de Cristo? Portanto todo aquele que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba este cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe a própria condenação, não discernindo o Corpo do Senhor. (I. Coríntios 10,16; 11,27ss)

Leitura espiritual
(para se fazer, se for possível, na véspera da santa Comunhão)

 

(Leiam-se ao menos alguns pontos)

Jesus Cristo: “Vinde a mim, vós todos que estais em trabalhos e aflições, e aliviar-vos-ei.

O pão que hei de dar-vos, é minha Carne par a vida do mundo.

Tomai e comei, este é o meu Corpo. Quem come deste pão, viverá eternamente.

As palavras que vos tenho dito, são espírito e vida.”

O Fiel: 1. São Vossas essas palavras, Senhor Jesus, verdade eterna. São, pois, verdadeiras, devo recebê-las todas com gratidão e fé viva. São Vossas, pois Vós as dissestes; e também são minhas, porque as dissestes para minha salvação. De boa vontade as recolho dos Vossos lábios, para que sejam mais profundamente gravadas no meu coração. Anima-me palavras tão repassadas de piedade, tão cheias de doçura e de amor, mas por outra parte os meus próprios pecados me atemorizam, e a impureza de minha consciência me afasta da recepção de tão altos mistérios.

Sou atraído pela doçura das Vossas palavras; oprime-me, porém, a multidão dos meus pecados.

2. Mandais que a Vós me chegue com grande confiança, se eu quiser ter parte convosco, e que receba o alimento da imortalidade, se desejar obter a glória e a vida eterna. “Vinde a mim”, dizeis, “vós todos que estais em trabalhos e aflições, e aliviar-vos-ei”.

Como são doces e amorosas estas palavras aos ouvidos do pecador, quando Vós, Senhor meu Deus, convidais o pobre e o indigente à comunhão do Vosso Santíssimo Corpo!

Mas quem sou eu, Senhor, para ousar aproximar-me de Vós! Como! Os céus dos céus não Vos podem abranger, e dizeis: “Vinde a mim todos”?

3. Donde vem esta tão misericórdia mercê, este tão inestimável convite? Como me atreverei a ir a Vós, eu que não sinto em mim nenhum bem que possa dar-me alguma confiança? Como Vos poderei acolher em minha casa, depois de ter eu pecado tantas vezes diante de Vossa face adorável? Os Anjos e os Arcanjos Vos adoram tremendo; penetram-se de temor os Santos e os Justos, e Vós dizeis: “Vinde todos a mim”!

Quem poderia crê-lo, se Vós mesmo, Senhor, não o tivésseis assegurado? E se Vós mesmo não o ordenásseis, quem ousaria aproximar-se de Vós?

4. Ora, Noé, varão justo, trabalhou durante cem anos na construção de uma arca, para salvar-se nela com poucas pessoas, pois como poderei eu numa hora preparar-me, para receber dignamente ao Criador do mundo?

Moisés, Vosso grande servo e amigo devotado, fez uma arca de madeira incorruptível e a guarneceu de ouro puríssimo, para guardar nela as tábuas da Lei, e eu, criatura sujeita à corrupção ousarei receber-Vos tão facilmente a Vós, legislador supremo e autor da vida?

Salomão, o mais sábio dos reis de Israel, gastou sete anos a levantar um templo magnífico à glória do Vosso Nome. Celebrou por espaço de oito dias a festa de sua dedicação, ofereceu mil hóstias pacíficas; e ao som das trombetas, no meio de santo júbilo, colocou solenemente a arca da aliança no lugar que lhe houvera preparado.

E eu miserável, o mais pobre dos homens, como Vos receber em minha casa, eu que mal posso consagrar atentamente meia hora na oração, e oxalá que mesmo menos tempo dignamente o fizesse!

5. Ó Deus meu, que não fizeram aqueles santos varões para agradar-Vos! Mas ai de mim, quão pouco é o que eu faço! Quão breve o tempo por mim ocupado, quando me disponho à Comunhão! Raras vezes estou de todo recolhido, e mais raro ainda me vejo livre de toda distração.

E, certamente, na Vossa divina e salutar presença nenhum pensamento impuro devera assaltar-me, nem ocupar-me a lembrança de criatura alguma, porque não vou hospedar a um Anjo, senão ao Senhor dos Anjos.

6. O piedosíssimo Rei Davi manifestou seu contentamento com toda a efusão de sua alma, dançando diante da arca de Deus, em memória dos benefícios concedidos, então, a seus pais; preparou órgãos de toda a sorte, compôs salmos e fez com que fossem jubilosamente cantados, e, inspirado da graça do Espírito Santo, ele mesmo com frequência os cantava ao som de sua harpa; ensinou ao povo de Israel a louvar, de todo o coração, a Deus, a bendiz-lO e exaltá-lO todos os dias em uníssonas vozes.

Pois, se tanta era então a devoção e o fervor em louvar a Deus diante da arca do Testamento, qual não deve ser agora a minha reverência e devoção e a de todo o povo cristão na presença do augustíssimo Sacramento, na Comunhão do Sacratíssimo Corpo de Jesus!

7. Muitos correm a diversos lugares para visitar as relíquias dos Santos, e se maravilham à narração de seus feitos; contemplam a grandeza dos templos edificados em sus honra, e beijam as suas sagradas relíquias, envoltas em seda e ouro. – E aqui, eis que estais Vós, presente no altar, diante de mim, Deus e Senhor meu, Santo dos Santos, Criador dos homens, Rei dos Anjos. Muitas vezes vão os homens às igrejas, levados da curiosidade e da novidade das coisas que ainda não viram, e daí o pouco fruto de emenda que colhem, mormente, quando nelas entram sem devoção, e andam com leviandade de uma parte para outra, sem verdadeira contrição. Mas aqui, no Sacramento do Altar estais todo presente, Senhor Jesus, Deus e Homem; e todas as vezes que Vos recebemos digna e devotamente, nos encheis de graças que nos fazem eternamente felizes. E a este banquete sagrado não nos traz nenhuma leviandade, nem curiosidade, nem satisfação dos sentidos, mas uma fé robusta, fervida esperança e caridade sincera.

8. Ó Deus invisível, Criador do mundo, como admirável é o Vosso modo de agir conosco. Que doçura e bondade dispensais aos Vossos eleitos, dando-Vos a eles, neste Sacramento, por alimento. Eis o que transcende toda a nossa compreensão, e que faz especialmente arrebatar os corações piedosos, inflamando-lhes o afeto.

Com efeito, os Vossos verdadeiros e fiéis servos que em toda a vida procuram a própria emenda, colhem a miúdo deste digníssimo Sacramento um acréscimo considerável de fervor e de amor pela virtude.

9. Ó graça admirável e oculta do Sacramento, conhecida somente dos fiéis servos de Jesus, e que não pode ser experimentada pelos infiéis e escravos do pecado! É neste Sacramento que se confere a graça espiritual, se recobra, na alma, a força perdida, restitui-se nela a formosura que a fealdade do pecado lhe tinha roubado.

E esta graça é algumas vezes tão abundante, que pela plenitude da piedade que ela inspira, não só o espírito, como mesmo o corpo débil sente que se lhe aumentam as forças.

10. Por isso devemos sentir e chorar amargamente nossa tibieza e negligência, vendo o pouco fervor com que recebemos a Jesus, em que reside toda a esperança e todo o mérito dos que se hão de salvar. Por quanto é Ele a nossa santificação e a nossa redenção; Ele é a consolação dos viandantes e a eterna felicidade dos Santos. Quanto não é, pois, para chorar o pouco caso que muitos fazem deste mistério que é a alegria do céu e a salvação do mundo!

11. Sem dúvida, se este Santíssimo Sacramento se celebrasse em um só lugar, e se consagrasse por um só Sacerdote em todo o mundo, com quanto desejo e afeto não acudiriam os homens para ali e para aquele ministro de Deus, afim de vê-lo celebrar os divinos mistérios?

Agora, porém, há muitos Sacerdotes, e Jesus Cristo se oferece em muitos lugares, para que a graça e o amor de Deus pelo homem tanto mais brilhem, quanto mais profusamente for, pelo mundo, distribuída a Sagrada Comunhão.

Graças Vos sejam dadas, ó bom Jesus, Pastor eterno, que Vos dignastes nutrir a nós, pobres exilados, com o Vosso Corpo e precioso Sangue, convidando-nos, com palavras de Vossos próprios lábios, a receber estes santos mistérios, dizendo: “Vinde a mim vós todos que estais em trabalhos e aflições, e aliviar-vos-ei”.

12. Ó bom Jesus, Salvador Santíssimo, dignai-Vos suprir, benigna e graciosamente, o que me falta; é, na verdade, com o suor do meu rosto que trabalho; meu coração está passado de dor, acabrunham-me os meus pecados, vivo atribulado de tentações, cercado e oprimido de muitas paixões, e não há ninguém que me possa socorrer, livrar e salvar, senão Vós, meu Deus e Salvador, em cujas mãos me entrego com tudo que me pertence, para que me guardeis e conduzais à vida eterna.

Recebei pela honra e glória do Vosso Nome, visto terdes preparado para mim o Vosso Corpo e o Vosso Sangue para alimento de minha alma. Concedei-me, Senhor Deus, Salvador meu, que pela frequentação do Vosso Sacramento, vá sempre crescendo em mim o fervor da piedade.

(Imitação de Cristo IV. 1. 4.)

 

I - ORAÇÕES PARA ANTES DA COMUNHÃO
(Mais próprias nos dias em que se faz a sagrada Comunhão em comum)

Oração antes da Santa Missa

Pai eterno, eis-me aqui de joelhos ao pé do altar para assistir, na presença dos Anjos, ao Sacrifício incruento do Sagrado Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Vosso Unigênito Filho. Nosso Senhor; Ofereço-Vos este augusto Sacrifício pelo sacratíssimo Coração de Jesus e pelo Coração Imaculado de Sua Mãe, Maria Santíssima, para adorar dignamente a Vossa divina Majestade, e para alcançar de Vossa bondade infinita as graças preciosas da salvação. Também Vo-lo ofereço em ação de graças por todos os benefícios, em reparação das minhas ofensas e por todos os pecados do mundo. Abençoe este Sacrifício Imaculado, destinado à glória do Vosso Santo Nome.

Amantíssimo Jesus, eu Vos adoro com o Santos e Anjos e glorifico o Vosso inefável amor. Nesta Santa Missa terei a ventura inestimável de receber-Vos na Sagrada Comunhão. Meu Senhor e meu Deus, não sou digno de que venhais a mim, chego-me a Vós por Vosso amor, confiando em Vossa infinita misericórdia. Ajudai-me com os auxílios da Vossa divina graça, aumentando a minha fé, fortificai a minha esperança e inflamai o meu amor, para que eu receba dignamente o Vosso Sagrado Corpo e precioso Sangue. Ó Jesus, meu divino Salvador, tende piedade de mim, perdoai-me todos os meus pecados, preparai Vós mesmo o meu coração. Vinde e salvai-me.

Ave Maria Santíssima, Mãe Imaculada de Jesus, rogai por mim nesta hora bendita, para que eu receba a Sagrada Comunhão com devoção e ardente amor.

Todos os Santos e Anjos, rogai por mim, acompanhai-me à sagrada mesa do Senhor, e glorificai comigo as Suas misericórdias. Amém.

Ato de fé

É chegada a hora mil vezes bendita em que terei a dita inefável de receber o pão vivo do céu, o Sacratíssimo Corpo e o precioso Sangue de meu Senhor Jesus Cristo. Ó Jesus, Deus do céu e da terra, Salvador dos homens. Vós vindes a mim? Quem poderia acreditar em tal prodígio, se Vós mesmo não o tivésseis dito? Sim, eu creio, meu Jesus, que vou receber neste Sacramento adorável a Vós, que por amor de mim nascestes num estábulo e quisestes morrer em uma cruz para me salvar. Meu Senhor e meu Deus, quanto me amais! Por mim derramastes todo o Vosso Sangue, por mim sacrificastes a Vossa vida, e quereis dar-me, como alimento de minha alma Vosso Corpo sacrossanto, e Vosso Sangue precioso, para assim ficar comigo.

Oh! amor inefável!

Lembro-me, meu Jesus, com devoção da Quinta-feira santa, véspera de Vossa dolorosa Paixão e Morte, quando no cenáculo de Jerusalém instituístes este Sacramento de amor. Tomastes o pão em Vossas santíssimas mãos, e dando graças ao Vosso Pai Todo-poderoso, o benzestes e destes aos Apóstolos, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu Corpo”.

Do mesmo modo apresentastes-lhes o cálice, dizendo: “Tomai e bebei dele todos; este é o meu Sangue”. Depois ordenastes aos Vossos Apóstolos que celebrassem os mesmos mistérios, dizendo: “Fazei isto em memória de mim!” Por Vossa ordem divina, pois, é que os Sacerdotes mudam pão e vinho no Vosso sagrado Corpo e Sangue, e nos dão a santa Comunhão que por amor nos obrigastes a receber dizendo: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós”.

Ó Deus incompreensível, quem compreende a sublimidade da Vossa sabedoria, do Vosso imenso poder e do Vosso infinito amor! Não obstante a Majestade gloriosa em que estais no céu, Vos ocultais humildemente na hóstia consagrada. Creio, meu Jesus, e com mais certeza do que se o visse. Creio, porque Vós o dissestes, e adoro a Vossa santa palavra.

Todos: R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Creio em Vós, Filho de Deus, sois nosso pão vivo que desceu do céu.

R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Creio que estais presente realmente no Santíssimo Sacramento do Altar com corpo, sangue, alma e divindade.

R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Creio que o Vosso Corpo é verdadeiramente comida, e o Vosso Sangue verdadeiramente bebida.

R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Creio que receberei hoje esse Vosso sagrado Corpo e esse Vosso precioso Sangue.

R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Creio, porque tendes palavras de vida eterna. A Vossa santa palavra é verdade e vida; creio nela e guardá-la-ei sem cessar.

R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Ato de esperança

Com esta fé venho, Senhor, à Vossa mesa sagrada, onde receberei a plenitude de Vossas graças e bênçãos. Cheio de santa confiança, assim o espero da Vossa infinita bondade. Ó dulcíssimo Jesus, o Vosso Coração abrasa-se de amor para com todos os homens, e especialmente para com os meninos. Com quanta solicitude e ternura sempre os chamastes para os abençoar! E hoje me convidais à Vossa sagrada mesa. Meu Jesus, amigo dos meninos, tudo posso esperar de Vós, porque sois todo-poderoso: cumpris a Vossa divina promessa, porque sois fidelíssimo em Vossas palavras; dais tudo o que prometestes, porque sois bom e misericordioso.

R. Fortificai a minha esperança, ó Jesus!

Vós dissestes: “A minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida”. Espero que com este sagrado alimento fortificareis a minha alma.

R. Fortificai a minha esperança, ó Jesus!

Vós dissestes: “O que come a minha Carne e bebe o meu Sangue, fica em mim e eu nele”. Espero que ficareis em mim e eu em Vós.

R. Fortificai a minha esperança, ó Jesus!

Vós dissestes: “O que come a minha Carne e bebe o meu Sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. Com doce confiança o espero.

R. Fortificai a minha esperança, ó Jesus!

Vós dissestes: “O que me come a mim, viverá por mim; o que come deste pão viverá eternamente”. Firmemente o espero.

R. Fortificai a minha esperança, ó Jesus!

Tudo espero de Vós. Na vossa bondade, na Vossa onipotência e na Vossa fidelidade tenho posto toda minha confiança. Jamais serei confundido na minha esperança, porque Vós, ó Jesus, Sois infalível nas Vossas promessas. Meu Senhor e meu Deus, em Vós espero!

R. Fortificai a minha esperança, ó Jesus!

Ato de amor

Fortificai a minha esperança, ó Jesus, e inflamai meu coração com o fogo do Vosso amor.

Vós me criastes, e desde toda a eternidade me amastes infinitamente, e como prova deste amor instituístes o Sacramento do Vosso Sagrado Corpo e Sangue. Antes, pois, de receber-Vos, com gratidão considero a Vossa sagrada Paixão e Morte.

Vós me amastes, e Vos submetestes à mais dolorosa agonia no horto das Oliveiras, derramando suor de sangue.

Por mim Vos entregastes aos Vossos cruéis inimigos que Voz fizeram sofrer tão horrorosos tormentos. Vejo-Vos, meu amabilíssimo Redentor, na colina da flagelação, açoitado barbaramente e coberto de sangue; vejo-Vos escarnecido, desfigurado, coroado de espinhos, condenado à morte. Por amor de mim levastes a cruz tão pesada ao monte Calvário, e lá, ó meu Jesus, sacrificando a Vossa preciosíssima vida, Vos humilhastes até a morte. Quão profunda foi a Vossa dor, quando os algozes Vos pregaram na cruz! Quão tormentosa foi Vossa agonia, quando exclamastes: Meu Deus, meu Deus, porque assim me desamparastes! Saciado de opróbrios, consumido de dores, inclinastes a ferida cabeça e expirastes.

Ó Jesus, morrestes por mim, e não Vos amarei? Jesus, meu Deus, meu Salvador, Vós sabeis todas as coisas, sabeis também que eu Vos amo. Sim, amo-Vos de todo o meu coração, de toda a minha alma e com todas as minhas forças.

R. Aumentai o meu amor, ó Jesus!

Eu Vos amo, porque por mim derramastes todo o Vosso Sangue na cruz, e me deixastes o santíssimo Sacramento como alimento de minha alma.

R. Aumentai o meu amor, ó Jesus!

Eu Vos amo, porque me assegurastes a vida eterna pela digna recepção do Vosso sagrado Corpo e precioso Sangue.

R. Aumentai o meu amor, ó Jesus!

Eu Vos amor, porque Vós me amastes primeiro, e porque sois o amor e a bondade infinita. Fazei que eu Vos ame cada vez mais.

R. Aumentai o meu amor, ó Jesus!

Ato de desejo

Jesus, meu Deus e Salvador, quão insondável é o Vosso amor! não Vos bastava sofrer tanto e morrer, quereis ainda nutrir-me com a Vossa sagrada Carne e precioso Sangue. Oh! sublime prova de amor! Meu Jesus, eu Vos amo; desde já Vos consagro todo o meu coração, e desejo ardentemente unir-me a Vós pela santa Comunhão. Vinde, Jesus, e como outrora entrastes nas casas dos pobres, dos desamparados em enfermos, assim vinde hoje à minha alma para confirmá-la na Vossa graça e no Vosso amor. Possuindo-Vos, possuo todo, e nada me falta. Vinde, pois, divino Esposo de minha alma, sede minha consolação, minha felicidade, meu amor, minha vida e meu tudo.

R. Vinde, não Vos demoreis, ó Jesus!

Médico celestial das almas, tende piedade de mim, eu preciso de Vosso auxílio.

R. Vinde, não Vos demoreis, ó Jesus!

Vinde, Cordeiro Imaculado de Deus!

R. Vinde, não Vos demoreis, ó Jesus!

Vinde, meu Deus e Salvador!

R. Vinde, não Vos demoreis, ó Jesus!

Ato de humildade

De onde me vem a suprema ventura de que meu Senhor e meu Deus queira vir a mim? Não sou eu porventura pecador miserável! Como me aproximarei da mesa sagrada da Comunhão para receber o pão dos Anjos? Não sou digno de tamanho favor. Vós sois meu Senhor e Deus, cheio de poder, de glória e majestade, e eu sou ingrato pecador.

R. Senhor, não sou digno de que venhais a mim.

Ó Jesus, sou indigno da mercê que vindes fazer-me; nao deveria aproximar-me de Vós, meu Deus. Mas venho por obediência, pois Vós no-lo ordenastes; venho por Vosso amor, reconhecendo humildemente a minha indignidade e extrema penúria.

R. Senhor, não sou digno de que venhais a mim.

Pesa-me profundamente de Vos ter ofendido, meu Jesus e ainda que purificado pela santa Confissão, peço-Vos purificai-me cada vez mais; renovai o meu coração; ornai-o de Vossas virtudes; santificai a minha alma, para que Vos possa receber. Eis chegado o momento feliz da santa Comunhão. Vinde, meu Jesus, creio em Vós; vinde, meu salvador, eu Vos amo. Anjos e Santos do céu, ajudai-me; Maria Santíssima, acompanhai-me à sagrada mesa da Comunhão.

O Corpo de meu Senhor Jesus Cristo.

R. Guarde a minha alma para a vida eterna. Amen.

 

AÇÃO DE GRAÇAS PARA DEPOIS DA COMUNHÃO

Nota: O tempo depois da Comunhão é o mais precioso de tua vida. Tua alma é um santuário da divindade, teu coração é um tabernáculo vivo do santíssimo Sacramento. Jesus, o Filho de Deus, está contigo, Anjos te rodeiam. Oh! Que momentos solenes! Recolhe-te dentro em ti mesmo, e curvando a fronte, adora a Jesus, teu Deus, que tens recebido, dizendo com os Serafins:

“Santo, Santo, Santo sois Vós, Senhor dos exércitos: Céu e terra estão cheios de Vossa glória”.

Continua a falar a Jesus, teu Salvador amorosíssimo e misericordioso. Agradecendo-lhe a visita com santa alegria, oferece-Lhe o teu coração, prometendo-Lhe para sempre o teu amor; apresenta-Lhe, com toda a confiança e humildade, as tuas necessidades. Só depois abrirás o livro para fazer as seguintes orações.

O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo guarde a minha alma para a vida eterna. Amen.

Tenho finalmente, meu Jesus, a inefável ventura de Vos possuir. Em verdade estais comigo, meu Senhor e Deus. Ah! Como corresponderei a tanta bondade! Jesus está comigo, e eu estou com Jesus. Anjos do Senhor, Santos do céu e da terra, Maria Santíssima, Mãe de meu Salvador, prestai-me todos o Vosso amor, ajudai-me a amar a Jesus. Meu Deus e meu tudo, creio em Vós. Vossa Carne é verdadeiramente comida, e eu a recebi agora na santa Comunhão. Oh! Quão imenso é o Vosso amor para com os homens! Dignastes-Vos, ó Jesus, vir em pessoa visitar-me e dar-Vos a mim. Donde me vem, Senhor, esta graça inestimável? Humildemente me prostro diante de Vossa divina Majestade, e Vos adoro com todos os Anjos e Santos. Ó Deus imenso, Deus imortal, Rei da eterna glória. Pai de misericórdia, santificado, bendito e adorado seja o Vosso santo Nome. Que ações de graças Vos darei, meu Jesus, pela graça preciosa que acabais de fazer-me? Louvai ao Senhor todos os povos, louva-O todas as nações! Minha alma, louva ao Senhor, porque Ele é bom e sua misericórdia permanece eternamente!

R. Eu Vos agradeço, ó bom Jesus!

Sou grande pecador, meu Jesus; eu Vos abandonei, cometendo graves pecados, não sou digno de levantar os olhos para Vós, mas me perdoastes, compadecendo-Vos de mim; e por amor viestes em pessoa visitar a minha alma.

R. Eu Vos agradeço, ó bom Jesus!

Na Vossa mesa divina me alimentastes com o Vosso precioso Corpo e Sangue.

R. Eu Vos agradeço, ó bom Jesus!

Por Vossa visita enriquecestes a minha alma com a plenitude de Vossas graças e bênçãos.

R. Eu Vos agradeço, ó bom Jesus!

Por esta Comunhão santificastes também o meu corpo, e me destes um penhor da gloriosa ressurreição e da vida eterna.

R. Eu Vos agradeço, ó bom Jesus!

Divino Salvador, nunca poderei agradecer-Vos, como devo. Ofereço-Vos, pois, todos os louvores e ações de graças de Vossa Mãe Maria Santíssima, de todos os Anjos e Santos e do Vosso próprio Coração. E penetrado do mais vivo reconhecimento, Vos consagro meu coração, minha alma, meu corpo, minha liberdade, meus sofrimentos, minha vida e minha morte.

R. Pertenço todo a Vós, ó Jesus!

Nenhum prazer, nenhum bem deste mundo separar-me-á de Vós.

R. Pertenço a Vós para sempre, ó Jesus!

Nas alegrias e nas aflições, nos dias de saúde e nas enfermidades, na vida e na morte.

R. Pertenço somente a Vós, ó Jesus!

Só a Vós quero amar, só em Vos quero confiar, só a Vós quero seguir em união com os Santos e Anjos.

R. Pertenço a Vós, ó bom ó Jesus!

Sou Vosso na vida, ficarei Vosso na morte.

R. Para Vós vivo, para Vós morro, ó Jesus!

Amorosíssimo Salvador, ensinastes-me a recorrer a Vós em todas as minhas necessidades, dizendo: “Vinde a mim vós todos que vos achais em tribulações e aliviar-vos-ei. Pedi e recebereis”. Venho, pois, com toda a confiança Vos apresentar as minhas súplicas pelas mãos de Maria Santíssima Vossa Mãe Imaculada. Sem Vós nada sou e nada posso; ficai comigo com Vossa graça, e não desampareis jamais. Vive em mim, para que eu possa viver conVosco. Santificai o meu corpo e purificai cada vez mais a minha alma. Inflamai-me Senhor, abrasai e consumi o meu coração no Vosso amor.

R. Ouvi-me, abençoai-me, ó Jesus!

Livrai-me de todo o pecado, das ciladas do demônio e da morte eterna. Conservai o meu coração limpo e sem mancha. Defendei-me na hora da tentação, e fazei que eu perca antes a saúde e a mesma vida do que a Vós, a Vossa graça e o Vosso amor.

R. Ouvi-me, abençoai-me, ó Jesus!

Não permitais, Senhor, que eu jamais me aproxime indignamente da santa mesa da Comunhão, comendo assim a minha própria condenação. Fazei que sempre bem me prepare por uma boa Confissão, e que, pela santa Comunhão, cada vez mais em mim se acenda o amor de Deus, e o desejo de ve-lO face a face.

R. Ouvi-me, abençoai-me, ó Jesus!

Dai-me Vosso espírito, o espírito de paciência e caridade; fazei-me humilde e manso de coração, e concedei-me a graça de mar o meu próximo como a mim mesmo. Fazei que sejamos todos um só coração e uma só alma.

R. Ouvi-me, abençoai-me, ó Jesus!

Confiadamente entrego nas Vossas mãos meu corpo e minha alma. Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. Não me deixeis cair em tentação, nem partir deste mundo sem ter recebido em viático Vosso sagrado Corpo e Vosso precioso Sangue. Assisti-me nas angústias da morte; defendei e guardai a minha alma, e conduzi-me à eterna bem-aventurança, para que eu possa cantar eternamente com todos os Santos e Anjos as Vossas misericórdias.

R. Ouvi-me, abençoai-me, ó Jesus!

Vossa divina bênção desça também sobre meus pais, irmãos, benfeitores, amigos e inimigos. Vós, Senhor, conheceis as suas aflições, necessidades e sofrimentos.

R. Abençoai-os, ó Jesus!

Tende piedade das crianças inocentes, dos órfãos, dos pobres e enfermos, dos desamparados e aflitos, dos pecadores e dos moribundos e aflitos, dos pecadores e dos moribundos e de todos os que sofrem e precisam da Vossa graça e do Vosso auxílio.

R. Abençoai-os, ó Jesus!

Tende piedade das almas do purgatório.

R. Livrai-as, ó Jesus!

Vossa divina bênção desça sobre nós todos e permaneça conosco para sempre. Amen.

Ó Jesus, eu Vos agradeço o Vosso amor. Concedei-me a graça de voltar em breve á mesa da santa Comunhão. Sei bem que não sou digno, mas preciso de Vós, para vencer as tentações, e perseverar no caminho da virtude até o fim da minha vida. Amém.

Alma de Cristo

 

Alma de Cristo, santificai-me.

Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me.

Água do lado Cristo , purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó bom Jesus, ouvi-me!

Dentro das Vossas chagas, escondei-me.

Não permitais que eu me separe de Vós.

Do espírito maligno defendei-me.

Na hora da minha morte chamai-me,

E mandai-me ir para Vós,

Para que com os Vossos Santos Vos louve

Por todos os séculos dos séculos. Amen.

 

Oração diante da imagem do Crucifixo

Eis me aqui, ó meu bom e dulcíssimo Jesus! De joelhos me prostro em Vossa divina presença, e com o maior fervor de minha alma Vos rogo e suplico, que Vos digneis de imprimir em meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade e de uma verdadeira penitência de meus pecados, assim como uma vontade inabalável de emendar-me deles. Isto Vos peço ao mesmo tempo que com o maior afeto e dor considero comigo mesmo e contemplo no meu interior Vossas cinco chagas, tendo diante dos olhos aquilo, ó bom Jesus, que já punha em Vossa boca a respeito de Vós o Profeta Davi: Traspassaram minhas mãos e meus pés; contaram todos os meus ossos.

 

 

II - ORAÇÕES MAIS BREVES PARA ANTES E DEPOIS DA COMUNHÃO

 

ANTES DA COMUNHÃO

Ato de Fé

Ó meu Jesus, Vós sois o caminho, a verdade e a vida. Creio firmemente tudo o que nos revelastes. Confesso em particular com toda a alegria do meu coração, que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar, com corpo, sangue, alma e divindade, tão real e perfeitamente como estais no céu. Ó Jesus amabilíssimo, Vós sois nesse adorável Sacramento o verdadeiro pão que desceu do céu para alimento de minha alma. Creio, porque Vós mesmo, a verdade eterna e infalível, no-lo revelastes.

R. Fortificai a minha fé, ó Jesus!

Ato de adoração

Animado por esta santa fé, eu Vos adoro, ó divina Majestade! Quisera adorar-Vos coma mesma devoção, com o mesmo fervor, com o que Vos adoram os espíritos celestes que rodeiam este santo altar para prestar suas homenagens a Vós, seu Senhor e Rei. Ofereço-Vos, em sacrifício, tudo o que sou e que tenho. renuncio a mim mesmo, para pertencer unicamente a Vós, e para servir somente a Vós.

Ato de humildade

Quem sois Vós, Senhor, e quem sou eu? Vós sois Deus, e eu nada sou; Vós a divina Majestade, a Santidade infinita, e eu fraca criatura, vil pecador. Como me aproximarei de Vós, meu Senhor e meu Deus? Senhor, não sou digno de que venhais a mim, mas Vós me chamais, e cheio de ternura e amor me convidais à Vossa sagrada mesa. Ó Jesus, tende piedade de mim; supri por Vossa graça as faltas de minha fraqueza.

R. Senhor, dizei uma só palavra, e minha alma será salva!

Ato de esperança

Vós, meu Jesus, sois minha esperança e meu refúgio. Que não hei de esperar de uma visita como a Vossa, ó divino Salvador! Como não hei de confiar em Vós, que Vos dais inteiramente a mim! Confiado nas Vossas promessas espero que esta Sagrada Comunhão me servirá para perdão dos meus pecados, para sustento de minha alma, e que será para mim um penhor da vida eterna. A minha indignidade é grande, porém maior é a Vossa misericórdia.

R. Jesus, minha esperança, tenho confiança em Vós! 

Ato de amor

Amabilíssimo Jesus, Deus de bondade, Deus de amor, sumo Bem da minha alma, eu Vos amo de todo o meu coração e sobre todas as coisas. Quem me dera receber-Vos com o mesmo amor com que os Santos Vos recebiam neste mistério adorável! Ó Jesus, quisera amar-Vos com aquele amor com que Vos abraçava Vossa Mãe, Maria Santíssima!

R. Inflamai o meu amor, ó Jesus!

Ato de contrição

Meu Jesus, quem dera que eu nunca Vos tivesse ofendido! Pesa-me de ter desprezado a Vossa graça e amizade. Aborreço e detesto ainda uma vez, de todo o meu coração, a minha ingratidão, e renovo a firmíssima resolução de Vos ser fiel e de amar-Vos sinceramente na vida, na morte e por toda a eternidade.

R. Ó Jesus no Santíssimo Sacramento, tende misericórdia de mim! (100 dias de indulg.)

Ato de desejo

Regozija-te, minha alma! Eis aqui o Rei do céu; o teu Redentor vem a ti. Vinde ó Jesus, minha esperança e consolação, minha vida e minha alegria, meu Deus e meu tudo! Meu coração muito Vos ama; vinde, visitai-me, santificai-me, fortificai-me e conduzi-me pela graça desta Sagrada Comunhão àquele banquete divino, onde Vos hei de possuir e gozar eternamente.

R. Vinde, Jesus, satisfazei o meu desejo.

DEPOIS DA COMUNHÃO

1. Eis a que ponto chegou Vossa excessiva caridade, ó meu amantíssimo Jesus! Para Vos dardes todo a mim, da Vossa Carne e do Vosso preciosíssimo Sangue aparelhastes-me uma mesa divina. Quem Vos levou a tais excessos de amor! Quem senão o Vosso amorosíssimo Coração? Ó Coração adorável de Jesus, fornalha ardentíssima do divino amor, recebei a minha alma em Vossa chaga sacratíssima, afim de que eu nesta escola de caridade aprenda a amar também a Deus que me deu tão admiráveis provas de seu amor. (100 dias de indulg.)

Alma de Cristo

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me!
Dentro das Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da minha morte chamai-me,
E mandai-me ir para Vós,
Para que com os Vossos Santos Vos louve
Por todos os séculos dos séculos. Amém.

2. Ó Jesus, agora estais comigo, Vós que sois a alegria dos Anjos, a bem-aventurança dos Santos, a fonte inesgotável de todas as graças. Creio em Vós, ó eterna Verdade! Adoro-Vos, ó Divindade incompreensível! Eu Vos bendigo, ó Humanidade, cheia de graças! Eu Vos agradeço, ó Bondade inefável! Eu Vos peço a Vossa graça e o Vosso amor, ó Misericórdia infinita!

R. Jesus, para Vós vivo!

Jesus, para Vós morro!

Jesus, vosso sou na vida e na morte!

 

3. Bendito sejais, meu Jesus amorosíssimo, que Vos dignastes de entrar em meu coração, que me alimentastes com a Vossa sacratíssima Carne e precioso Sangue. Com que retribuir-Vos-ei o Vosso infinito amor? Nada tenho senão o meu coração; recebi-o e possui-o para sempre, ó Deus de minha alma. Disponde de mim conforme a Vossa vontade; afastai de mim tudo o que Vos possa desagradar, e fazei em mim tudo o que Vos aprouver, porque não desejo mais nada no céu e na terra senão a Vós, única felicidade que aspiro.

R. Jesus, a Vós me entrego!

Jesus, a Vós me uno!

Jesus, ficai comigo para sempre!

4. Jesus, minha consolação e meu refúgio, com toda confiança Vos entrego meu corpo e minha alma. Fazei que tudo sirva segundo a Vossa divina providência para a Vossa glória e minha salvação. Preservai-me do pecado, conservai-me na Vossa graça. Consolai-me nas minhas aflições, fortalecei-me em todas as tentações, e protegei-me em todos os perigos da salvação. Recomendo-Vos em particular o fim de minha vida. Alimentai-me então com o sagrado Pão do céu; purificai minha alma no Vosso precioso Sangue; defendei-me do espírito maligno, e conduzi-me ao Vosso reino eterno. Deixai descansar o meu corpo em paz; e, quando vierdes a julgar os vivos e os mortos, dai-lhe a gloriosa ressurreição.

R. Jesus, abençoe-me! Ó bom Jesus, ouvi-me!

 

5. Rezemos pela exaltação da Santa Igreja e pela salvação dos vivos e dos mortos.

Jesus, Salvador do mundo,

R. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos, Jesus!

 

Que Vos digneis conservar na santa religião ao soberano Pontífice e as Ordens eclesiásticas, e conceder a todos os cristãos a paz e a unidade da fé.

R. Nós Vos pedimos, ouvi-nos, Jesus!

Que Vos digneis livrar as nossas almas, as de nossos pais, irmãos, parentes e benfeitores, da condenação eterna.

R. Nós Vos pedimos, ouvi-nos, Jesus!

Que Vos digneis conceder a todos os fiéis defuntos o descanso eterno,

R. Nós Vos pedimos, ouvi-nos, Jesus!

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo,

R. Perdoai-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo,

R. Ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo,

R. Tende piedade de nós!

Pai Nosso, Ave Maria…

Graças e louvores se dêem a todo o momento

R. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!



 

 


COMENTÁRIOS


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Fornecido por CComment

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito