São Francisco de Assis

Devocionário dedicado ao nosso padroeiro paroquial São Francisco de Assis

Novena em honra a São Francisco de Assis 2021

Novena em honra a São Francisco de Assis 2021

NOVENA EM HONRA A SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Festa celebrada no dia 04 de outubro

(Autor: Pe. José Ricardo Zonta, CP)

1) MÚSICA DE SÃO FRANCISCO

2) SINAL DA CRUZ: EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
Tema: "FRANCISCO, INSPIRA-NOS A VIVER, COMO IGREJA, A PERFEITA ALEGRIA."
Lema: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4, 4)

3) ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS:
Dir: Irmãs e irmãos, que esta novena promova a comunhão dos santos, nos comprometa a vivermos como Igreja, na unidade, trazendo o desejo ardente de buscarmos a santidade, pois o Senhor, disse: “Sede santos como o Pai do céu é santo!”
T: Senhor Deus, dá-nos a graça de sermos tocados nesta novena, de sentirmos o Teu amor por nós, de tal sorte que desejemos viver só para Ti, qual Francisco de Assis.

4) DIA DA NOVENA| REFLEXÃO DO DIA

5) ORAÇÃO ESCRITA PELO PAPA JOÃO PAULO II:
Dir: Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti, qual imagem de Jesus Crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.
T: Ajuda, Francisco, os homens e as mulheres de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas do pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da paz entre as Nações e entre os Povos. Infunda nos jovens o teu vigor de vida, capaz de contrastar as insídias das múltiplas culturas de morte. Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabra as portas da esperança.
Amém.

Refrão para todos os dias: Onipotente e bom Senhor, a Ti a honra, glória e louvor.
Todas as bênçãos de Ti nos vêm e todo povo Te diz, amém.

6) ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO: (Cantada)
Dir: "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível." (São Francisco de Assis)

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO: (Cantada)
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois, é dando que se recebe;
É perdoando que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.


1º DIA - REFLEXÃO DO DIA: FRANCISCO, JOVEM SEDUZIDO PELO CRUCIFICADO
Dos escritos franciscanos: “Bem aventurado quem não sente prazer senão nas santas palavras e obras do Senhor e por elas conduz as pessoas em júbilo e alegria ao amor de Deus.” (Adm 21)

Dir: O amor de Deus quando toca a nossa vida, faz-nos reconhecer que nada é mais sublime e nem maior que este amor. Somos capazes de abandonar a família e muitos projetos se assim Deus nos pedir. Foi o que aconteceu com Francisco. Ele considerou um “lixo” tudo o que possuía (Fl 3, 7), após ser conquistado e seduzido pelo amor de Deus manifestado na Cruz. Jovem, sentindo-se amado por Jesus, seguiu-O sem olhar para trás.
T: São Francisco, que tão jovem provaste o amor eterno do nosso Deus e alcançaste a mansidão repousando o teu coração no Evangelho e na vontade divina, faze com que encontremos nestes o nosso prazer e a nossa alegria. Que seduzidos pelo amor de Jesus Crucificado, não queiramos outra coisa senão servir a nosso Salvador.

Dir: Francisco de Assis, jovem seduzido pelo Crucificado,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

2º DIA - REFLEXÃO DO DIA: FRANCISCO, UM APAIXONADO PELO BOM JESUS
Dos escritos franciscanos: “De que podes gloriar-te? Numa só coisa podes gloriar-te: de tuas fraquezas e de carregar dia-a-dia a santa cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Adm 5)

Dir: A cruz do Senhor está no centro da espiritualidade da Igreja, pois a Igreja nasce do Mistério da Paixão. O Sangue e a Água que jorraram do lado aberto de Cristo (Jo 19, 34), na cruz, brotaram como duas fontes perenes para a sustentação da Igreja: da Água veio o Batismo e do Sangue a Eucaristia. Pelo batismo fomos sepultados em Cristo para vivermos em comunhão com Ele (Rm 6, 4), até atingirmos a sua estatura, no amor. Ao valorizar o Mistério da Paixão do Senhor Crucificado, São Francisco estava priorizando o que nunca pode ficar em segundo plano. Toda vez que celebramos a Eucaristia é o sacrifício de Jesus que se renova sobre os nossos altares. A Paixão de Jesus foi um sacrifício celebrado sobre o altar do mundo. O seu Corpo e Sangue imolados renovaram toda a obra da criação. Todo aquele que adora a Eucaristia se aproxima com reverência da beleza da criação, aprendendo a “ver Deus em tudo e a ver tudo em Deus.” Quem vive uma autêntica experiência de Deus caminha no horizonte da cruz, pois sabe que nela se encontra um novo modo de ser e de se relacionar.
T: São Francisco de Assis, grande devoto do Sacrifício de Jesus que se renova sobre os nossos altares, tu que alcançaste a graça de levar em teu frágil corpo os estigmas de Cristo, faze com que carreguemos os mesmos sentimentos de nosso Senhor, para que completemos o que faltou ao teu Sacrifício em favor da redenção do mundo.
Dir: Francisco, apaixonado pelo Bom Jesus sofredor,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

3º DIA - REFLEXÃO DO DIA: SÃO FRANCISCO, PEQUENO SERVO DO SENHOR
Dos escritos franciscanos: “Consideremos o bom Pastor, que para salvar suas ovelhas, sofreu a paixão da Cruz. As ovelhas o seguem na tribulação, na perseguição, no opróbrio, na fome, na sede, na enfermidade, na tentação e em tudo o mais, e recebem por isso do Senhor a vida eterna.” (Adm 6)

Dir: Um discípulo não pode querer ser maior que o seu Senhor. Jesus, muitas vezes advertiu sobre isso: “Quem quiser ser o maior, seja aquele que serve” (Mt 20, 26); “Eu vim para servir, não para ser servido” (Mc 10, 45); “Quem se humilhar, será exaltado” (Mt 23,12). São Francisco compreendeu, à luz do Mistério da cruz, que ser discípulo é acolher a misericórdia do Crucificado e derramá-la no mundo, „aspergindo - marcando‟ as várias situações do dia-a-dia, com a bondade de nosso Senhor. Por isso, Francisco não buscou privilégios. A exemplo do Mestre, fez-se pobre com os pobres, doente com os doentes, irmão de tudo e de todos, consagrado com os seus frades, enfim, como afirmou Paulo: “Fez-se tudo, para ganhar a todos” (1Cor 9, 22). Ao fazer-se um humilde servo do Belo Pastor
Crucificado, conseguiu aprimorar a espiritualidade do serviço, mostrando que, na Igreja, a hierarquia refere-se ao serviço de grau menor e não de grau maior. Ao atuar como um pequeno servo, São Francisco mostrou toda a grandeza do cristão que sabe se abaixar, sem se rebaixar. E um dos seus grandes legados foi reconhecer que somos um com o todo criado. Quando mantemos a harmonia entre todas as criaturas alimentamos a espiritualidade do guardião, daquele vigia sobre os bens que pertencem em primeiro lugar a Deus.
T: São Francisco das Chagas, que padeceste qual o Senhor para que o Evangelho chegasse até nós com a sua maior pureza, ensina-nos a servir com alegria para que o mundo se encha da paz e do amor que vem do alto.
Dir: Francisco, servo do Senhor servidor,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

4º DIA - REFLEXÃO DO DIA: SÃO FRANCISCO, APÓSTOLO DO AMOR
Dos escritos franciscanos: “Quão felizes e benditos são aqueles que amam o Senhor com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças, e ao próximo como a si mesmo. Felizes os que assim perseveram, porque sobre eles repousará o Espírito e neles fará morada.” (4 Ct)

Dir: Os grandes místicos, pessoas que fizeram uma experiência de Deus, qual São Francisco, sempre nos mostraram que a fé tem uma relação maior com o amor, que com a mera informação. Podemos saber muita coisa sobre Deus, mas só é dado conhecê-Lo, entrar na sua intimidade, aos que amam desinteressadamente, aos que foram conquistados pelo Bom Jesus e nunca ficam indiferentes à dor alheia. O amor não é um mero sentimento, mas uma manifestação do que Deus é, e daquilo que nós realmente somos. Descobrir que a nossa essência é o amor, humaniza-nos, leva-nos a sermos mais a cada dia, até podermos
dizer: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. (Gl 2, 22) São Francisco foi tão absurdamente tocado pelo amor de Jesus, que viveu para testemunhar este amor permanecendo junto aos famintos, aos encarcerados, aos pobres abandonados, aos excluídos do seu tempo, a natureza que pede nossa admiração e cuidado. Quem ama de verdade, quem sabe que é melhor sofrer fazendo o bem, do que sofrer fazendo o mal; quem tem uma medida sempre maior e melhor que a do outro, pode ter certeza, o Espírito do Senhor faz morada no seu ser.
T: São Francisco de Assis, que amaste a Deus e aos irmãos com todas as tuas forças, intercede por nós a fim de reconhecermos que a verdadeira felicidade consiste em sermos apóstolos do amor.
Dir: Francisco, apóstolo do amor,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança,
sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

5º DIA - REFLEXÃO DO DIA: FRANCISCO, COM A SUA VIDA, FALA DO AMADO
Dos escritos franciscanos: “Anunciai e pregai a todo o povo o louvor de Deus, de modo que toda honra, ao toque dos sinos, o povo todo no mundo inteiro, renda
sempre graças e louvores ao Deus onipotente.” (3 Ct)

Dir: A preocupação de Francisco nunca foi a de aparecer, ao contrário, fazia de tudo para desaparecer a fim de que resplandecesse sobre ele a face de Cristo, seu amado. Viveu, missionariamente, para que Cristo fosse sempre mais conhecido. E o Papa Francisco nos diz: “Que amor seria o nosso, se não quiséssemos tornar conhecido o amado?” (EG) O seu estilo de vida era uma apresentação de Jesus: com muita alegria, com a cruz no peito, com sandálias nos pés, com as mãos estendidas para acolher e cuidar, Francisco foi mais que um orador, ele foi uma manifestação do Bom Jesus, ensinando-nos uma verdade da nossa
fé: pelo batismo, somos chamados a ser outros Cristos para o mundo. Nesse sentido, o testemunho que procuramos dar pela fé não é tanto com palavras, mas é um testemunho que deixa Deus nos moldar para que a nossa vida toda seja uma carta, uma mensagem para o mundo.
T: São Francisco, que a nossa vida testemunhe Cristo, fazendo ressoar no mundo a verdade do Evangelho que convoca à comunhão fraterna e o cuidado para com a nossa “Casa comum”.
Dir: Francisco, testemunha crível de Deus,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

6º DIA - REFLEXÃO DO DIA: SÃO FRANCISCO, FIEL CUMPRIDOR DA VONTADE DIVINA
Dos escritos franciscanos: “São filhos e filhas do Pai Celeste os que fazem as obras do Pai, e são esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo. Somos esposos quando por virtude do Espírito Santo, a alma fiel se une a nosso Senhor Jesus Cristo. Somos irmãos quando fazemos a vontade do Pai que está nos céus. E somos mães quando o louvamos em nosso coração e em nosso corpo, por virtude do amor divino e de uma pura e sincera consciência.” (4 Ct)

Dir:Afirma o apóstolo Pedro que a fé, mais preciosa do que o ouro, é provada no fogo (1Pd 1, 7). Mas que fogo é este que purifica e faz a nossa fé brilhar como ouro, livre das impurezas e imperfeições? É o cumprimento da vontade de Deus. O Vaticano II, no número 5 da Dei Verbum, afirma que a fé pede a obediência. De fato, que tipo de fé seria a nossa se não soubéssemos cumprir a vontade divina? Tem fé aquele que faz o que quer ou aquele que faz o que Deus quer? Maria, nossa Mãe do Céu, de quem Francisco foi ardoroso devoto, deixou que se cumprisse na sua vida a vontade de Deus (Lc 1, 38). Francisco
aprendeu de Jesus, de Maria, de José, que a obediência é o termômetro medidor da nossa fé. Quem tem fé de verdade, arde, sofre por causa da obediência que pede vigilância e cuidado. Aos poucos o discípulo aprende que a obediência as vezes dói, angustia, mas traz paz ao coração, serenidade para viver na presença de Deus. O desobediente nunca saberá o que significa celebrar a força de Deus na nossa fraqueza. Só aos obedientes isto é possível, provar que “quando somos fracos, então é que somos fortes; não nós, mas a graça de Deus em nós” (2Cor 12, 10)
T: São Francisco, desperta-nos para acolher aquilo que Deus pede de nós. Que a nossa fé se torne preciosa ao viver na perspectiva da obediência evangélica. Jamais seja um peso, para nós, rezar: “seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mt 6, 10)
Dir: Francisco, promotor da Nova Aliança, firmada na obediência,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

7º DIA - REFLEXÃO DO DIA: SÃO FRANCISCO, UM CONSAGRADO EM FAVOR DO REINO E DA REFORMA DA IGREJA
Dos escritos franciscanos: “Bem aventurado quem entesoura no céu os bens que o Senhor lhe concede e não procura manifestá-los ao mundo na esperança de ser
recompensado.” (Adm 28)

Dir: Jesus nos disse que são felizes, “bem-aventurados os pobres de espírito”. (Mt 5, 3) Ele mesmo nasceu pobre com os pobres. Nunca desprezou os ricos, mas convidava-os a um estilo de vida fraterno, onde os pobres são incluídos no banquete da vida. Quem tem Jesus no coração, quem ama São Francisco, sabe que o desapego aos bens deste mundo é uma condição para o discipulado. O desapego nos leva a relativizar os bens materiais em vista dos bens eternos. Mas, mais que isto, o desapego nos despoja do egoísmo e da avareza, tornando-nos solidários. Jesus disse: “pobres sempre os terás” (Jo 12, 8); mas Ele nunca disse: “isso é vontade de Deus”, ou, já que sempre os terás, “podes desprezá-los”. Ao contrário, o julgamento final será com base na compaixão que tivermos para com os
famintos, os nus, os prisioneiros, ... (Mt 25, 35ss) Assim, no começo da Igreja, quando Paulo e Barnabé foram enviados aos gentios, receberam um conselho incisivo: “que não se esquecessem dos pobres” (Gl 2, 10). É por isso que o nosso Papa Francisco está pedindo uma Igreja pobre, para os pobres. É verdade que a um foi dado um dom, a outro foi dado cinco e a outro foi dado dez. Todavia, os dons que recebemos são para o bem comum e não para o mero acúmulo pessoal (1Cor 12, 7). São Francisco nos ensina como viver o despojamento e como ver nos pobres a presença de Jesus sofredor. Ele é um baluarte para o mundo atual ao mostrar que o espírito de pobreza, que não abusa do cosmos, não esquece dos infortunados, só este espírito pode promover uma ecologia saudável e responsável, reconstruindo o jardim de delícias entre nós.
T: São Francisco de Assis, ajuda-nos, para não nos apegarmos àquilo que é passageiro, nem vivermos do supérfluo, num consumismo desenfreado. Que saibamos promover o Reino da partilha, para que os pobres tenham acesso aos bens necessários e a Igreja brilhe como casa de irmãos em Cristo.
Dir: Francisco, religioso consagrado, que compreendeu o valor da pobreza evangélica,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

8º DIA - REFLEXÃO DO DIA: SÃO FRANCISCO, UM ADMIRADOR DA OBRA DE DEUS, NOSSA “CASA COMUM”
Dos escritos franciscanos: “Altíssimo, onipotente, bom Senhor! Teus são o louvor, a glória, a honra e toda bênção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de ti mencionar. Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-lo com grande humildade” (Ct do Sol)

Dir: São Francisco nunca foi um mero protetor dos animaizinhos, nunca foi um naturalista tresloucado, ele sempre foi um admirador das obras de Deus. Quando ia pelo caminho, Francisco ouvia Deus falar através das criaturas. De fato, o primeiro livro em que lemos a revelação é a natureza. Contemplá-la, é um dever de quem adora o Deus Criador. Admirar é o ato de ver além, mirar além. Quando contemplava a obra da criação, São Francisco via em tudo a mão de Deus, a sua ternura, a sua bondade. O cosmos é a nossa “casa comum”, é o “jardim” que precisa ser constantemente cuidado. Quem contempla o Universo, em Deus, sabe que nada lhe pertence nesse mundo, nem a própria vida. Somos guardadores e cuidadores de uma propriedade que é de Deus e que foi feita para o bem de toda a humanidade. Que os devotos de São Francisco não o vejam como um naturalista simplesmente, mas como um homem de Deus que descobriu que as nossas ações no
mundo tem consequências e que a harmonia do cosmos manifesta um equilíbrio interior que nos compromete com a vida em todas as suas instâncias.
T: São Francisco de Assis, grande reconhecedor das maravilhas de Deus, ajuda-nos, para que jamais nos esqueçamos de louvar o nosso Criador, Onipotente e Bom Senhor. Louvando-O, pela obra das Suas mãos, estejamos comprometidos com a vida, para que, em toda a criação, continue a resplandecer a beleza Daquele que tudo fez e ordenou para o nosso bem.
Dir: Francisco, adorador fiel,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança,
sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

9º DIA - REFLEXÃO DO DIA: SÃO FRANCISCO, FUNDADOR DE UMA NOVA ORDEM
Dos escritos franciscanos: “Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância. Onde há paciência e humildade, não há ira nem perturbação. Onde há
pobreza e alegria, não há cobiça nem avareza. Onde há paz e meditação, não há nervosismo nem dissipação.” (Adm 27)

Dir: Dizer que São Francisco é simplesmente o fundador de uma Ordem Religiosa, empobrece o seu legado. Na verdade, ele é o fundador de uma nova ordem, um novo modo de viver e conceber a vida religiosa. Ele recebeu a missão de ser um reformador. Ao recuperar igrejas desgastadas com o tempo, especialmente uma pequena igreja dedicada a Santa Maria de Porciúncula (que serviu também de abrigo para muitos irmãos da Ordem), Francisco foi percebendo que Deus lhe pedia muito mais: devia despertar a Igreja para abraçar a sua verdadeira missão. Assim, ele inaugurou um novo tempo na Igreja, uma teologia marcada pela comunicação do Amor Crucificado e uma atenção pastoral fundada na fraternidade evangélica. Retomando o Evangelho como o tesouro mais precioso da Igreja, Francisco anunciou uma mística, uma experiência de Deus, centrada no esvaziamento de si, pautada pela misericórdia que humaniza e pela fraternidade universal
que rompe com a nossa “egolatria”, o culto ao nosso eu. Com os olhos fixos em Jesus Crucificado, ele descobriu que a nossa humanidade está escondida Nele. Contemplando o Senhor Bom, São Francisco inaugurou o tempo onde o amor é a nossa maior profissão de fé. Crer em Jesus é perceber que “o mundo está crucificado para nós e nós estamos crucificados para o mundo” (Gl 6, 14), para que o poder do Amor deixe marcas profundas em nosso ser. Pois dizer que o mundo está crucificado para nós e nós estamos crucificados para o mundo é o mesmo que afirmar: o poder da Cruz, da Santa Paixão, inaugurou uma nova ordem. Entre nós e o mundo existe o Senhor que se doa eternamente para a nossa salvação. Ser humano a partir da Encarnação de Jesus é o mesmo que ser para, ser em
comunhão, ser cuidador, ser em doação, ser preservador e não explorador, ser em expansão de amor, dado que a Cruz dilata os nossos corações.
T: São Francisco, pessoa de grandes virtudes, dirige os nossos pensamentos para vivermos na dinâmica da nova ordem, da nova vida. Que recusemos o fermento da malícia, para que o nosso ser não se encha de vaidade, mas se esvazie, a fim de ser preenchido só pelo amor que nos faz transformar de alegria, felicidade e amor pela natureza.
Dir: Francisco, pai cheio de bondade, que resgatou os princípios evangélicos e fundou uma nova ordem na Igreja e no mundo,
T: Roga por nós.
Dir: Glorioso São Francisco, não importa se o Amor não é amado!
T: O que queremos é seguir teu exemplo, viver e morrer para Cristo, e, na esperança, sermos acolhidos e por Ele agraciados!
*Oração Escrita pela Papa João Paulo II
*Oração de São Francisco de Assis (Cantada)

MÚSICAS DE SÃO FRANCISCO (Sugestões):
HINO: CANTIGA POR FRANCISCO (Autor: Pe. Zezinho, SCJ)
1. Meu amigo deixou seu dinheiro, sua herança e os direitos que tinha
era jovem demais o menino! Disse o pai, o vizinho e a vizinha.
Meu amigo encontrou a verdade e em seu rosto banhado de luz.
Pelas ruas de sua cidade meu amigo imitava Jesus.
Irmão vento, irmão sol, irmã lua, irmão lobo tu és meu irmão.
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus, somos obras de suas mãos.
2. Meu amigo viveu sem ter nada,por esposa escolheu a pobreza,
era jovem demais o menino! Não podia ter tanta certeza.
Foi assim que ele abriu um caminho para quem quer viver só de amor.
Não ficou muito tempo sozinho,gente nova o seguiu com fervor.
3. Hoje em dia nos jovens que eu vejo, irrequietos, num mundo infeliz,
eu renovo a esperança e o desejo de topar com Francisco de Assis.
Calça Lee, pé no chão, mundo novo, mil ideias de renovação.
Ele são consciência do povo,queira Deus que eles cresçam irmãos.

 


COMENTÁRIOS


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Fornecido por CComment

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito