Tempo do Advento

O Tempo do Advento tem duplo sentido: preparação para o Natal (Nascimento) e para a segunda vinda (Parusia) de Jesus Cristo.

A cor das vestes litúrgicas desse tempo litúrgico é o roxo (primeiro, segundo e quarto domingos). No terceiro domingo do Advento (“Domingo Gaudete” ou “Domingo da Alegria”) pode ser usado o rosa .

Há também o costume de se usar a “coroa” do Advento, ou seja, uma ornamentação com quatro velas, acendendo-se uma em cada domingo. No primeiro domingo do Advento, acende-se a vela verde (vela da esperança). No segundo domingo do Advento, acende-se a vela branca (vela da paz). No terceiro domingo do Advento, acende-se a vela rosa (vela da alegria). No quarto domingo do Advento, acende-se a vela vermelha (vela do amor).

O tempo do Advento começa com as primeiras Vésperas (Oração da Tarde) do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das primeiras Vésperas (Oração da Tarde) do Natal do Senhor.

No Tempo do Advento não se canta ou reza o Glória, mas canta-se o Aleluia. Deixa-se para cantar o Glória na Celebração do Natal do Senhor.

A liturgia recorda grandes figuras-modelo: o profeta Isaías, João Batista, Virgem Maria e São José.

Normas sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, promulgadas pelo Papa Paulo VI, por meio de Carta Apostólica em forma de Motu proprio, de 14 de fevereiro de 1969.

39. O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segundo vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

40. O tempo do Advento começa com as primeiras Vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das primeiras Vésperas do Natal do Senhor.

41. Os domingos deste tempo são chamados I, II, III e IV domingos do Advento.

42. As férias dos dias 17 a 24 de dezembro inclusive visam de modo mais direto à preparação do Natal do Senhor.