Secretaria Virtual

Informes Paroquiais, Orientações dos Sacramentos, Inscrições Online

Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal

Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal

INICIAÇÃO CRISTÃ DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
(Catequese Infantil de Primeira Comunhão)

“Em um mundo cada vez mais descristianizado e onde os valores evangélicos estão cada vez mais ausentes” A catequese enfrenta seu desafio de levar as nossas crianças a conhecer a Cristo Vivo presente na Eucaristia.
Os Encontros Catequéticos de nos dias atuais deixaram de ser mais um local de estudo, onde a criança se vê como na escola respondendo a questionários ou decorando fórmulas, para ser aprovado.
Hoje trabalhamos com as crianças a Iniciação à Vida Cristã através da Palavra de Deus, as duas estão intimamente ligadas. O Papa Francisco nos diz: "O encontro catequético é um anuncio da Palavra e está centrado nela..." (EG, 166).
Hoje em nossos encontros fazemos uso da Leitura Orante da Palavra de Deus contida na Bíblia com o objetivo único de alimentar a fé e tornar nossos catequizandos palavra viva e discípulos missionários de Jesus Cristo onde estiverem.
Nesta caminhada, as famílias possuem um papel importantíssimo, pois é na família que encontramos os primeiros catequistas, os pais. Eles têm função principal nesse período, que consiste em acompanhar os catequizandos, sempre se interessando por ajudá-los em suas atividades, na Santa Missa Dominical e demais celebrações litúrgicas.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC), nos diz que a catequese é "o conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, por meio da fé, tenham a vida em nome dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo” (CIC. 4).
Por isso, ao promover e programar a obra da catequese, se deve ter presente uma série de elementos importantes, entre eles:

A Transmissão da Fé:
O “símbolo da fé”, que é a coletânea das principais verdades da fé, é o ponto de referência primeira e fundamental da catequese (cf. CIC, 188). A Catequese ensina e aprofunda o sentido daquilo no qual a Igreja acredita, celebra, vive e reza.

Cristo é o centro da catequese:
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade (cf. CIC, 426)
Catequisar significa explicar o mistério de Cristo em todas as suas dimensões, de tal maneira que a Palavra de Deus dê frutos de vida nova. Por isso, além da transmissão intelectual da fé, que não deve faltar, é necessário que a catequese transmita a alegria e as exigências do caminho de Cristo;

Catequese e liturgia:
“A catequese está intrinsicamente ligada a toda ação litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens” (CIC, 1074).
A catequese deve ser colocada na devida relação com a liturgia. Assim se evita o risco de reduzir o conhecimento da doutrina cristã a uma bagagem intelectual inoperante, ela é importante porque favorece aos fiéis catequizandos, desde cedo, vivenciarem a liturgia com mais consciência do significado de cada gesto, símbolo, rito.

SACRAMENTO DA EUCARISTIA
Jesus disse: “Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. (...)Quem come minha Carne e bebe o meu Sangue tem vida eterna. (...) permanece em Mim e eu nele” (Jo 6,51.54.56)
Seguindo o mandato de Cristo de “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todos”, a paróquia São Francisco de Assis/Itapoã com a ajuda de pessoas voluntárias formadas e em formação, atuantes em diversos dias e horários nas comunidades, busca levar para as crianças a partir de oito anos completos até quatorze anos uma catequese entusiasta, dinâmica, criativa. Com o único objetivo, que Cristo seja conhecido e amado pelas crianças na sua mais tenra idade pois assim diz o Senhor: “deixai vir a Mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus”.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Apresentamos, a seguir, as orientações e os procedimentos para a Catequese Infantil em nossa Paróquia.
Tempo de preparação: Dois (2) anos, divididos em três (3) fases.
Quem pode participar: Poderão participar da catequese de primeira eucaristia crianças que já tenham completado oito (8) anos de idade, no início dos encontros.
Início da Turma 1ª Fase: Sempre em agosto do ano corrente.
• Crianças com 10 anos completos que não têm batismo, participarão dos encontros de catecumenato.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO:
• Cópia da certidão de nascimento;
• Batistério (Para crianças batizadas);
• Preenchimento da ficha de inscrição;
• Termo de responsabilidade dos pais.
• Durante o processo de iniciação, ao verificarmos a necessidade da criança ser batizada, vamos solicitar outros documentos.

SUBSÍDIOS:
Nossa Vida com Jesus – Iniciação cristã de Inspiração Catecumenal – Eucaristia (não sendo necessária sua aquisição)
Bíblia Sagrada – Especial Iniciação a Vida Cristã – Tradução oficial da CNBB (chamamos a atenção para a proibição de bíblias que não são aprovadas para uso por católicos) – uso individual

 

 


COMENTÁRIOS


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Fornecido por CComment

Paróquia São Francisco de Assis

Compartilhe!
Salvar
Preferências do usuário de cookies
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Política de Privacidade
Analíticos
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
: Utilizamos ferramentas do Google neste site.
Aceito
Não aceito
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Facebook
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito
Platform161
: Contém informações relacionadas a impressões de anúncios.
Aceito
Não aceito